FÁBULAS
A fábula pode ser vista como um
excelente exercício de reflexão sobre o comportamento humano e as vicissitudes
da vida, estimulando os alunos a se posicionarem criticamente diante do texto e
comentando e refletindo sobre as ações dos personagens, relacionando-as com
fatos da vida real.
- Leitura de fábulas diversas, diariamente;
- Contextualização da produção, através de histórico e principais fabulistas;
- Comparação de diferentes versões de uma mesma fábula (A cigarra e a formiga);
·
Apreciação de vídeos idealizados pelos alunos
da EMEB Profº Otílio de Oliveira sobre as fábulas;
- Aproveitamos para comentar o trabalho
- Reflexão e análise da moral da história;
- Criar ou recriar uma moral para determinada fábula;
- Recontar fábulas;
- Reescrever fábulas: a partir de um roteiro, fazendo modificações, alterando o final, etc.
Criando nossas animações das fábulas:
·
Pesquisa de algum animal-personagem das
fábulas e elaboração de texto informativo;
PROJETO TODOS CONTRA DENGUE
Em
roda de conversa os professores e alunos decidiram que uma forma divertida de
se aprender sobre o assunto seria através de jogos, o trabalho de
pesquisa e exploração do assunto deu origem a uma sala de jogos no sábado
letivo.
atividades de pequisa realizada pelos alunos
ATIVIDADE DE QUEBRA CABEÇA
CONFECCIONADO PELAS CRIANÇAS
QUEBRA CABEÇA DENGUE
BOLICHE DENGOSO
MATERIAL: pessoas
NÚMERO DE JOGADORES: três
MODO DE JOGAR: Você tem que tentar montar o quebra cabeça primeiro.
GANHA QUEM: Ganha quem montar o quebra-cabeça primeiro.
BOLICHE DENGOSO
MATERIAL: PINO E UMA BOLA
NÚMERO DE JOGADORES: ALEATÓRIO
OBJETIVO DO JOGO: ACERTAR O MOSQUITO COM A BOLA. GANHA QUEM ACERTAR MAIS MOSQUITOS.
COMO JOGAR: O JOGADOR TERÁ QUE PEGAR A BOLA E ACERTAR O MOSQUITO, GANHA QUEM PEGAR MAIS MOSQUITO VENCE.
JOGO DE PERCURSO
OS ALUNOS CONFECCIONARAM DOIS JOGOS DE PERCURSO UM NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA,ONDE PRODUZIRAM AS ILUSTRAÇÕES UTILIZANDO O TUXPAINT E OUTRO FIZERAM A ILUSTRAÇÃO UTILIZANDO LÁPIS DE COR.