2013
PROJETO: CAMINHOS DE SÃO BERNARDO
Considerando importante a preservação da memória, formação do cidadão e a importância do espaço onde vivemos, optamos por trabalhar com esta sequenciada tendo em vista a valorização da memória do município pelos alunos. Através dos momentos de pesquisas e entrevistas o aluno irá perceber os fatos pela construção e reconstrução da história.
Analisando as fotos retirando considerações da sala sobre as imagens apresentadas da ação do homem sobre os lugares. Observar como você conseguiu perceber o tempo passar? As diferenças entre as épocas?
Apresentamos quatro fotos da Rodovia Anchieta em tempos diferentes, mas a não identificamos. Foi um surpresa para os alunos ao saberem que todas as fotos pertenciam a mesma rodovia e como ela foi se modificando.
Na biblioteca montamos o texto coletivo junto aos alunos a respeito das impressões sobre as fotos antigas e atuais da Via Anchieta. Observem como as crianças ficaram curiosas e entusiamadas em trabalhar, de fato, a história e os caminhos de formação do nosso munícipio ao longo do tempo.
Observando fotos de antigamente de São Bernardo |
Discutindo as modificações que o tempo fez ao longo do tempo no munícipio |
Via Anchieta no passado e atualmente. |
Fazendo o texto coletivo com impressões sobre a Via Anchieta |
Os alunos compartilham ideias e impressões sobre o assunto |
Segue o nosso texto coletivo
Ficamos chocados ao ver as mudanças da Via Anchieta que foi acontecendo ao longo dos anos.
Pelas fotos, pudemos ver que no passado era uma rua de terra, com muito mato, poucas casas, não havia prédios, era deserta.
Era possível brincar na rua e até mesmo tirar fotos.
Com o passar do tempo, tudo foi mudando: a terra virou asfalto, o mato foi desaparecendo, carros começaram a passar; a via não ficou como era antes, já não se podia fazer as coisas como antigamente.
Hoje em dia, a Via Anchieta é muito movimentada, há congestionamento de carros e vários acidentes, mas é uma importante via de acesso para outros lugares.
Kazue – Turma 3º A
Em nossas visitas à biblioteca , o Daniel sugeriu a leitura do livro Armando e o Tempo de Monica Gutman, a partir desse ponto, realizamos uma discussão sobre o tempo, sua ação sobre os lugares e a forma como percebemos o tempo quando fazemos algo que gostamos e quando é algo que não nos agrada. Assim, desenhamos um relógio, próprio no qual fizemos o nosso próprio tempo.
Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia.......Leitura de Armando e o tempo , livro que discute a ação do tempo sobre nós. |
Fazendo desenho do relógio do próprio tempo |
Ilustrando uma experiência que já foi e não voltará a ser igual
Ensaiando a música, para gravarmos este momento tão especial de nossa aprendizagem e que não voltará mais.
Como o nosso foco é São Bernardo, não poderiamos deixar de lado alguns de seus moradores que fazem parte da história do munícipio como Luis Martim Sarasá, pintor e restaurador cuja família se estabeleceu em São Bernardo em meados dos anos 50. Por isso, algumas de suas obras possuem um pouco da história da cidade, posto que o senhor Sarasá acompanhou de perto a evolução da região com a chegada das grandes indústrias como é possível verificar em seu trabalho com azulejos que fica na entrada da praça Raphael Lazzuri na avenida Kennedy.
Abaixo utilizamos os netbooks na biblioteca com a ajuda do Daniel e da profª Magali do laboratório para pesquisar a biografia desse artista!
Descobrimos que o senhor Luís Sarasá nasceu em Barcelona, na atual Espanha, por isso, decidimos descobrir onde fica essa cidade, por meio do circuito de exploração na biblioteca de mapas, atlas , globo terrestre e via google earth nos nos computadores, tudo isso, com a ajuda do Daniel e da professora Mônica!Desse modo pudemos fazer uma viagem até ( mesmo que imaginária) Barcelona! Venham viajar conosco:
Vamos pesquisar? |
Onde será que fica a Espanha? |
Descobrimos! |
E a cidade de Barcelona também! É bem aqui veja! |
No continente europeu! |
Que tal conhecermos um pouco da história de nossa cidade...
São Bernardo do Campo
Inspirados na linha do tempo que encontramos no site de São Bernardo do Campo, criamos nossa linha do tempo.
Utilizamos os netbooks para podermos completar a linha que nos site para em 2006 para completar até 20013 com fatos que os alunos consideraram marcantes no decorrer deste período. O que resultou na apresentação abaixo.
A
turma foi dividida em duplas e a professora distribuiu temas para que os alunos
pesquisassem sobre fatos históricos de São
Bernardo do Campo no netbook ,
em livros e jornais antigos, consulta a internet e
escrevessem o que entenderam, na folha.
Via
Anchieta, Vida e Costumes, Os Primeiros Imigrantes, Cinema, Transporte, Vida de
Criança, a Prefeitura, Curiosidades, foram alguns dos temas.
Após
a correção, iniciamos a gravação dos textos nos netbooks.
Enquanto uma turma gravava, outra ia realizando pesquisa de imagens históricas.
No
laboratório, montamos um pequeno documentário no Movie Maker utilizando
as gravações e as imagens encontradas na pesquisa.
Toda essa pesquisa e trabalho resultou no material abaixo.