3º ANO - 2012

ATIVIDADES  2012

PROJETO: SISTEMA SOLAR
1º ANO/ C CICLO II – Profª Vera Maria C. Fernandes

INTRODUÇÃO

Nosso Sistema Solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas.  Ele é apenas um dos que existem em nossa galáxia e existem inúmeras galáxias, dando uma idéia de amplitude e magnitude.  Antes o ser humano acreditava que a terra era chata, que estava no centro do sistema e que o ser humano era o ser mais importante que existia.  Essas idéias foram mudando ao longo dos tempos e muitas idéias ainda estão por mudar.  Nem os cientistas (astrônomos, astrofísicos etc.) conseguiram respostas para todos os fenômenos observados ou não.  Aqui está a grande semelhança com o pensamento infantil que, como o cientista, busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades. 

JUSTIFICATIVA

O tema sobre o Sistema Solar desperta a curiosidade das crianças e através deste projeto poderemos conhecer os planetas que fazem parte deste sistema, em especial o Planeta Terra. Uma vez que, se não conhecermos os problemas enfrentados pelo nosso planeta, não podemos pensar em soluções possíveis para preservá-lo.
Sabemos que o planeta está “sofrendo” em conseqüência dos atos contra a natureza que ocorre há séculos. A sustentabilidade depende da conscientização de nossos deveres.
Neste projeto serão discutidos vários assuntos, desde a formação dos planetas até a preservação do planeta que vivemos.

OBJETIVO GERAL

Informar-se sobre o sistema solar, os planetas que o compõem, bem como suas características.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Despertar a curiosidade para a pesquisa e o saber científico;
- Estimular a observação de fenômenos naturais;
- Proporcionar maior compreensão quanto ao lugar onde vivemos;
- Identificar o Sistema Solar;
- Reconhecer os planetas que foram este sistema e localizar a Terra;
- Refletir sobre os cuidados que devemos ter com o nosso planeta.
RECURSOS UTILIZADOS


BEI – utilizar os recursos disponíveis para pesquisa: livros, vídeos, revistas, etc.;
Material Didático – Livros, imagens e textos informativos;

PRODUTO FINAL

ü Confecção de maquete para exposição na “MOSTRA CULTURAL”
ü  Apresentação de seminário na Bei, utilizando como recurso o Data-Show para apresentação de Power point elaborado pelos alunos mediante pesquisa realizada no LAB
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante o projeto, onde observarei se houve mudança de atitudes dos alunos referente a importância da preservação do planeta, participação e envolvimento nas atividades propostas.



                                                      

O trabalho envolvendo o Sistema Solar é muito abstrato para as crianças, então com o objetivo trabalhar de forma mais dinâmica e criativa a percepção de universo fizemos a opção de trabalhar este tema utilizando principalmente o laboratório de informática e a biblioteca para pesquisas e socializações dos trabalhos.




Na biblioteca,  professora Vera introduz os alunos ao tema que será trabalhado durante o ano inteiro.












 No laboratório com a proposta da professora Magali, os alunos sãos sensibilizados com respeito ao tema, utilizando um programa que se chama Celestia, no qual os alunos puderam explorar os planetas do sistema solar...













.....Como também aprenderam ludicamente  utilizando um jogo sobre o Sistema Solar.












APRESENTAÇÃO DO VÍDEO "POEIRA NAS ESTRELAS", DO FÍSICO E ASTRÔNOMO MARCELO GLEISER SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO.







Vamos fazer o Sistema Solar?

A 3ª série C da professora Vera começou a fazer as maquetes do sitesma solar na Biblioteca!!! Vejam como os alunos estão  se empenhando na produção!

Aqui eles estão  pintando a base do que será a Via Láctea!


























Pesquisando e Montando a apresentação em powerpoint para socialização de descobertas com a ajuda da professora Magali!





















SOCIALIZANDO  DESCOBERTAS...


























Após todo o trabalho de pesquisa sobre o sistema solar e registro no powerpoint nada mais legal do que falar sobre as suas descobertas.

Aqui as duplas de alunos apresentaram seus trabalhos. Cada dupla se dedicou a um determinado planeta ou tema sobre o que eles estudaram sobre o Sistema Solar com a ajuda do Daniel . Algumas apresentações foram tão bem produzidas que abaixo está disponibilizado alguns vídeos com partes das apresentações.





Apresentação sobre o planeta Saturno:














Apresentação sobre o Sistema Solar:







Apresentação sobre o Sol:








Apresentação Sobre a Lua:
















Apresentação sobre Mercúrio:









Apresentação sobre a Teoria do Big Bang:











Apresentação sobre Netuno:










   COM O INTUITO DE APRENDER MAIS, AS PROFESSORAS VERA E MAGALI LEVERAM OS ALUNOS PARA VER E APRENDER COM MARCOS PONTES,  O PRIMEIRO ASTRONAUTA BRASILEIRO A IR AO ESPAÇO!



COMBINADOS PARA A SAÍDA




CHEGANDO NO SHOPPING METRÓPOLE








 NOSSOS ASTRONAUTAS SE PREPARANDO PARA SUBIR NA NAVE ESPACIAL!


























PRONTOS PARA DECOLAR!



PASSEANDO NO ESPAÇO!







Nossos alunos puderam assistir a uma palestra de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço!




























VISITA AO PLANETÁRIO













ESTE TRABALHO FOI APRESENTADO EM NOSSA  MOSTRA CULTURAL, FICOU LINDO!
A PROFESSORA VERA , ALGUMAS PROFESSORAS E MÃES FIZERAM UMA INSTALAÇÃO EM UMA SALA DE AULA, ONDE OS ALUNOS E PAIS DE NOSSA ESCOLA  PUDERAM CONFERIR DE PERTINHO TUDO O QUE A TURMINHA DO 2º ANO -CICLO II DESCOBRIU.


Certificado autografado pelo Astronauta Marcos Pontes ( cada aluno recebeu o seu)

                     Maquetes do Sistema Solar  prontas finalmente!





    Pesquisas


Nossos Astronautas

A sala de aula foi dividida em duas partes, logo na entrada uma projeção mostrava as informações sobre o Sistema Solar.


E ao fundo a gravação dos alunos, falando sobre suas descobertas.


A outra metade da sala, foi uma representação do Sistema Solar.





TRABALHANDO COM TARSILA DO AMARAL

























As atividades feitas sobre o tema se encontram no link "TURMAS ABC"




Alimentação Saudável

Como a questão sobre uma alimentação saudável tem sido amplamente discutida hoje em dia, a escola Profª Kazue Fuzinaka não poderia deixar de trabalhar essa questão com os alunos.
Por isso, durante o ano as professoras estão trabalhando o incentivo a bons hábitos alimentares. Expomos aqui o trabalho realizado pela professora Vera da 3ª série C que decidiu transmitir para toda a escola práticas de alimentação saudável, assim como práticas prejudiciais a saúde.

Para isso, os alunos realizaram a pesquisa sobre o tema na biblioteca, debateram sobre a questão e como produto final produziram cartazes para ilustrar o que eles aprenderam, e passar informações que eles consideram importantes para toda a escola e comunidade.

























div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"> TRABALHANDO COM TARSILA DO AMARAL


EMEB Professora Kazue Fuzinaka                                               
Projeto Tarsila do Amaral
Profª Vera Maria C. Fernandes
Público alvo: 3º ano Inicial A/B
Tempo previsto: 1 semestre

JUSTIFICATIVA:
A Arte surgiu com a necessidade do Homem exprimir seus anseios, angústias, desejos, desafios de seu cotidiano, isto muito bem representado nas pinturas rupestres nas paredes das cavernas. Desde então, o Homem tem se expressado por meio da escultura, música, literatura, dramaturgia, entre outros, como meio de registrar o presente e fazer o espectador refletir o que acontece no seu meio e daí, transformá-lo. Por outro lado, em outros momentos a Arte tem surgido como um caminho para fruir a sensibilidade, ou seja, despertar sentimentos inerentes ao ser humano, como a alegria, o prazer, a empatia, a serenidade, respeito como o semelhante e o seu meio, entre outros.
Diante deste contexto, surge a necessidade de expor a geração mais nova estes valores muitas vezes não divulgados ou vividos no contexto familiar e mídia. Por sua vez, a escola como formadora de valores e opinião propicia situações pedagógicas que contemplem estes elementos morais essenciais ao homem. Para tanto, nada melhor do que apresentar uma artista brasileira, Tarsila do Amaral, que tão bem retrata os valores e temas sociais de nosso país, os quais continuam atuais. O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte, e consequentemente estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e por fim, desenvolver o senso de observação e o gosto pelas obras de Arte.
O procedimento metodológico deste projeto tem como critérios o avanço da aprendizagem, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, ampliando sua visão de mundo, possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes.

OBJETIVO GERAL:
Valorizar e apreciar a expressão artística a partir das telas de Tarsila do Amaral, desenvolvendo um olhar crítico social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral e compreender seu trabalho ao longo de sua vida.
·         Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura.
·         Interpretar obras de Arte, compreendendo sua função comunicativa.
·         Estabelecer relações entre obras de Arte e a identidade cultural do Brasil.
·         Representar por meio de desenho a releitura de algumas obras da artista.
·         Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Perceber por meio de seus auto-retratos a semelhanças e diferenças da artista.
  • Identificar a brasilidade nas telas de Tarsila em suas cores e formas (fase pau-brasil).
  • Compreender o objetivo da artista a pintar as anomalias em seus quadros (fase Antrofagia).
  • Apontar os aspetos sociais abordados nos traços da artista em suas telas.
·         Identificar os cenários urbanos e rurais, as cidades brasileiras ou estrangeiras abordadas nas produções estudadas.
·          Desenvolver o senso crítico.
·         Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela Arte.
·         Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.

METODOLOGIA:
Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, internet, produções individuais de releituras e reproduções de algumas obras de Tarsila do Amaral, socialização, entre outros.

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
  • Arte
  • História                                                          
  • Geografia
  • Língua Portuguesa



AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: envolvimento, interesse, participação, questionamentos, criatividade, interesse em ouvir e ler textos informativos, postura construída diante do novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.

CULMINÂNCIA:
   A culminância deste projeto ocorrerá pela socialização dos trabalhos para a comunidade na “MOSTRA CULTURAL”.

ATIVIDADES PROGRAMADAS:
1.      Explicação do trabalho que será desenvolvido durante o trimestre aos alunos: artista a ser explorada, biografia, atividades.

2.      Livro: “ENCONTRO COM TARSILA – Cecília Aranha e Rosane Acedo”
Utilizar obras impressas como recurso para acompanhamento da leitura.

3.      Anotar no caderno de desenho o nome do livro lido pela professora e responder a seguinte questão:
“Com a leitura realizada pela professora, você pôde conhecer algumas obras da Tarsila do Amaral e aprender um pouco sobre sua vida, onde nasceu, do que gostava, motivos que levaram a artista a pintar alguns quadros, etc.
“Agora responda: o que mais chamou sua atenção ou achou interessante sobre a história que acabou de ouvir.”

4.      Escolher uma das obras apresentadas para fazer uma releitura e ilustrar a 1ª folha do caderno de desenho (registrar a proposta da atividade no verso da folha)
Obs.: Todas as aulas terão início com a leitura em capítulos do livro: “A INFÂNCIA DE TARSILA DO AMARAL” – Carla Caruso

5.      Distribuir aos alunos, material com as principais obras da Tarsila que marcaram sua trajetória, acompanhadas de algumas anotações a serem observadas durante a leitura compartilhada.

6.      “PAISAGEM COM TOURO” COM AS CORES DA BANDEIRA NACIONAL (registrar a proposta no verso da folha onde será realizada a atividade) – Fazer uma reprodução da obra de Tarsila do Amaral “Paisagem com Touro” de 1.925, (desenhar com lápis preto bem fraquinho) utilizando para colorir apenas as cores da Bandeira Nacional, uma vez que a obra foi quase que totalmente pintada com as cores brasileiras. Traçar uma moldura grossa com régua e traço bem fraco (pintar de fora pra dentro listas azul, verde, amarelo, finalizando com branco). Material: Uma folha de cartolina branca no tamanho A4, lápis preto, borracha e lápis de cor (verde, azul e amarelo).

7.      Levar as crianças ao parque Salvador Arena para desenhar uma paisagem observada (assim como era feita por Tarsila) no caderno de desenho utilizando lápis preto. Propor que utilizem canetinha, lápis de cor e giz de cera para colorir (registrar a proposta no verso).

8.      Após apresentação e trabalho desenvolvido com a obra “Paisagem com Touro” e atividade realizada no Parque “Salvador Arena”, explorar sobre as diferenças entre as paisagens do campo e da cidade (interdisciplinar com geografia-registro no caderno de desenho).

9.      “PAISAGEM COM TOURO” COM COLAGEM DE PAPÉIS (trabalho em grupo) – Colar jornal em toda dimensão do papel utilizando cola branca. Recortar em papel branco e preto as partes da tela (boi, árvore, vegetação, casas) e montar sobre o jornal, observando espaços e proporção. Com cola branca, colar as formas, uma a uma, sobre o jornal. Esperar secar. Com tinta relevo preta, fazer os contornos do desenho. Fazer uma moldura de cor contrastante. Material: 1 folha de cartolina cortada ao meio, papeis variados preto e branco, lápis preto e branco, canetinha preta, folhas de jornal, cola, tesoura e tinta relevo preta.

10.  PINTURA MONOCROMÁTICA – Utilizar todos os materiais: lápis de cor, giz de cera e canetinha para pintar. Pintar cada espaço com um material de tonalidade diferente. Com a tinta relevo, dar acabamento, ressaltando alguns lugares do desenho, preenchendo alguns espaços, contornando outros, etc. Esperar secar. Fazer uma moldura de papel color set em cor contrastante para realçar o trabalho. Material: papel cartão impresso (a caipirinha), lápis de cor, giz de cera, tinta relevo (escolher uma cor e todos os tons que tiver da cor escolhida) e lápis preto.

11.  VENDEDOR DE FRUTAS COM COLAGEM E MASSINHA – Trabalhar com massinha, além de desenvolver habilidades motoras, faz com que trabalhemos com proporção, cores, composição e estética. Pintar o fundo, dividindo a tela em céu e água. Utilizar 2 tonalidades de azul e branco. Pintar os detalhes que fazem parte do plano de fundo. Após secar, colar a figura do vendedor de frutas já impressa e colorida anteriormente pelos alunos no centro da paisagem. Acrescentar as frutas e pássaro de massinha. Material: base de papelão, massinha, cola branca, vendedor de frutas impresso, guache e pincel.

12.  “A CUCA” COM GIZ DE CERA E TINTA NANQUIM – desenho raspado.
Pintar a cartolina branca com giz de cera. Um pedaço de cada cor. A pintura deve ser bem forte sobre o papel e de preferência cores claras. Com o pincel, passar tinta nanquim preta sobre a pintura com giz de cera. Esperar secar. Com o lápis preto, desenhar a paisagem sobre o nanquim. Com a agulha grossa ou clip aberto, raspar o nanquim para o desenho aparecer. Fazer uma moldura com cor clara para realçar o desenho. Material: Cartolina branca dividida em 4, giz de cera (várias cores), tinta nanquim preta, lápis preto, pincel e clip ou agulha grossa.

13.  PAISAGEM COM ESTILO TARSILA – A proposta é juntar três obras da artista e criar uma nova obra. Juntaremos as obras “O Touro” de 1.928, “Manacá” de 1.927 e “A Lua” de 1.928. Observar atentamente as três obras escolhidas. Escolher parte ou partes de cada uma delas e com lápis preto riscar bem fraquinho o desenho. Colorir o fundo com tinta acrílica. Espalhar massa em cima dos detalhes (casa-menos portas e janelas e flores). Com garfo e palito de dentes, fazer a textura. Esperar secar. Terminar o trabalho colorindo os detalhes com tinta acrílica aguada e com acabamento utilizando a tinta relevo de diversas cores. Material: tela, lápis preto, tinta acrílica, massa para tela, tinta relevo de diversas cores e pincel.

14.  “ABAPORU” COM TATUAGENS  (TRIDIMENSIONAL) - Riscar sobre o papelão o Abaporu, os cactos e o sol. Passar uma demão de Guache ou tinta branca fosca de parede e espere secar. Com Tinta Guache ou Tinta Acrílica pintar os elementos. Com Caneta permanente preta fazer desenhos no Abaporu como se fossem tatuagens. Decorar os cactos colando florzinhas de papel cortadas com cortador. Colar com cola quente palitos de churrasco por trás do Abaporu e dos cactos.
Base:
Cortar várias placas de isopor. Colar uma sobre a outra com a Cola de isopor. Pintar com guache ou Tinta Acrílica
Céu:
Noite – Pintar uma placa de papelão com Guache ou Tinta Acrílica azul. Cortar estrelas e lua no papel laminado prateado e colar sobre o céu.
Dia – Pintar o céu com cores bem vivas (amarelo, laranja e vermelho). Espere secar. Colar o sol (círculo de papelão pintado).
Montagem: tridimensional
Espetar os elementos (Abaporu e cactos) sobre a base de isopor.
Colocar o céu, dia ou noite atrás dos elementos, assim a montagem tridimensional ficará pronta.

BIBLIOGRAFIA
Aranha, Cecília. Encontro com Tarsila/Aranha, Rosane Acedo; ilustrações Dadi. –Belo Horizonte: Editora Formato Editorial, 2002. (Coleção encontro com a arte brasileira).

Sites visitados













Veja de forma a artista Tarsila do Amaral representou a cidade em sua época


Agora é sua vez:

Vamos até a Praça Salvador Arena para registrar através de desenho e pintura um pedacinho da nossa cidade.















Humm....todo artista tem direito aos momentos de lazer....



ALGUMAS DE NOSSAS CRIAÇÕES:


/
















RECORTE E COLAGEM
 


 




 

 

 









 


 












USANDO O TUXPAINT, UM PROGRAMINHA QUE GOSTAMOS MUITO CRIAMOS A NOSSA FLORESTA.


Tarsila do Amaral, Floresta.


 

                                                                                                                  EMERSON




 

BIANCA E MIGUEL                                                                                   CATARINA E  LUAN



 

GIOVANA E GABRIEL                                                                              GIULIA E NATHALIA




 
LEONARDO E FERNANDA                                                                       LUCAS E BARBARA




 


NICOLAS E MARIA EDUARDA                                                                 SHELTON E MATHEUS




 
YGOR E MELL                                                                                        RAFAEL ANGEL E LUISA




 
VINICIUS E SABRINA                                                                        VITÓRIA E PEDRO





MODELAGEM E PINTURA


 
 

 

 












































MOSTRA CULTURAL COM NOSSAS OBRAS DE ARTE, BASEADAS EM
TARSILA DO AMARAL


















CRIANDO O SEU ABAPURU






































































DESENHANDO A CUCA





















ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.
Realizando pesquisas sobre o assunto:






Pesquisando no laboratório



Esta pesquisa deu origem aos livrinhos abaixo apresentados, que foram entregues aos pais.




Projeto Poesia
]

Professoras:
Fernanda Souto Nieto
Rosana Tomaz dos Santos Oliveira

Diretora:
Andrea Dias Silva

PAD:
Roseli do Carmo Moimas

Coordenadora Pedagógica:
Lucimar de Aguiar Godoy Azevedo

PAPE:
Profª Magali Aparecida Ricther

Agente de Biblioteca: 
 Daniel Pereira Dias


Objetivo geral :

O  objetivo  de se trabalhar a poesia é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão  a respeito de fatos da vida  de cada aluno. E através desse contato estimular a escrita de poesias, recitais e atividades pedagógicas que proporcionem conhecimento e descobertas  acerca do gênero.

Objetivos específicos

  • Ler poesias;
  • Recitar poesias;
  • Proporcionar vivências que favoreçam a utilização das poesias como elementos sedutores à formação do leitor;
  • Usar linguagem poética no cotidiano da escola ( em leituras, apresentações, recitais);
  • Perceber  a especificidade da linguagem poética em contraposição a de outros tipos de textos;
  • Incentivar a prática de leitura;
  • Possibilitar as crianças envolvidas no Projeto, assim como os demais alunos da escola uma leitura crítica das poesias, compreendendo o seu contexto, dando a oportunidade de refletir e aprimorar esse gênero textual;
  • Estimular na criação de atividades e recursos que viabilizem a utilização da literatura infantil (poesias) no contexto escolar;
  • Realizar pesquisas acerca do conteúdo;
  • Estimular o ato de escurar;
  • Avaliar o envolvimento e compreensão dos alunos acerca do gênero;
  • Ter aceso a esse tipo de texto.
Etapas
  • Desenvolvimento das atividades pensadas para execução dentro do projeto, que proporcionem momentos de leitura de poesias;
  •  Avaliação sobre os aspectos que o Projeto contribui para aprendizagem dos alunos (por grupo);
  • Apresentações teatrais, recitais e dramatizações de poesias;
  • Avaliação constante das atividades realizadas dentro do Projeto  e seus reflexos na/para  aprendizagem do educando, tendo em vista a avaliação como ponto de partida para um recomeço do que não foi satisfatório.

Atividades Propostas
  • Selecionar materiais disponíveis na BEI ( Biblioteca Escolar Interativa);
  • Proporcionar momentos de leituras compartilhadas, individuais ou coletivas no início da aula com poesias;
  • Elaborar atividade que envolva esta tipologia;
  • Leituras  feitas pelo professor e pelos alunos com esse gênero textual;
  • Rodas de leituras para socialização dessa tipologia;
  • Pesquisas  e  discussões acerca de determinados autores estudados ou de suas preferências;
  • Escolher o melhor texto produzido de cada sala para participar do Concurso Liretário;
  • Realizar um recital de poesias com aprentações feitas pelos alunos de cada turma. 
Materiais Utilizados
Livros, jornais, revistas, panfletos, cartazes, gibis, recrusos áudio-visuais, material individual do aluno, recursos paradidáticos, banco de poesias...

Metodologia
Este projeto nasceu da necessidade de inserir poesias para os alunos do ensino fundamental I, com a finalidade de produzir  textos poéticos  para participar da seleção do Concurso Literário.
Sua metodologia baseia-se no estudo preliminar dessa tipologia, na discussão do gênero com cada grupo de aluno, na leitura, escrita e apresentação do resultado obtido com  o projeto de poesias, além  de pretender despertar o interesse pela literatura e escrita de poesia; bem como subsidiar os profesores e todo grupo escolar sobre a importância da poesia no desenvolvimento cultural e intelectual da criança.


Para começar a proposta do projeto os alunos, com orientação das professoras e do Daniel da Biblioteca exploraram os livros da BEI  de poesias,  para haver uma familiarização com este tipo de gênero textual, como também proporcionar aos alunos autonomia para os próprios selecionarem as poesias de seus gostos. Com o objetivo de sensibilização dos alunos aos textos poéticos,  o Daniel fez a leitura rimada do famoso poema de  Manuel Bandeira Trem de Ferro!


Como também Daniel  realizou a leitura do livro Isto é um poema que cura os peixes de  Jean Pierre Siméon cujo tema é O que são poemas?, De que são feitos? Onde encontrá-los? fala a respeito do um menino, Artur desesperado para dar um poema ao seu peixe doente, o que poderá salvá-lo da morte.






As professoras Fernanda e Rosana por meio do trabalho feito por elas de estimulo a oralidade  interagem com os alunos estimulando e encorajando  as crianças a declamarem os poemas que eles  mais gostam, assim como produções dos próprios!







Também foram promovidas sessões de declamações e recitais de poesias junto com os alunos favorecendo assim a apropriação e compreensão da estrutura e modo de apresentação do texto poético.










Confiram a uma sessão de Canto e poesias feita na Biblioteca ! Os alunos se preparando para a Mostra Cultural!



O projeto teve seu encerramento na Mostra Cultural da escola na qual os alunos se apresentaram para os pais declamando as suas poesias preferidA
Apresentação da aluna Maria Clara utilizando fantoches para representação de duas músicas do grupo Palavra Cantada. 



ZATIVIDADES  2012

PROJETO: SISTEMA SOLAR
1º ANO/ C CICLO II – Profª Vera Maria C. Fernandes

INTRODUÇÃO

Nosso Sistema Solar é rico em mistérios, curiosidades e belezas.  Ele é apenas um dos que existem em nossa galáxia e existem inúmeras galáxias, dando uma idéia de amplitude e magnitude.  Antes o ser humano acreditava que a terra era chata, que estava no centro do sistema e que o ser humano era o ser mais importante que existia.  Essas idéias foram mudando ao longo dos tempos e muitas idéias ainda estão por mudar.  Nem os cientistas (astrônomos, astrofísicos etc.) conseguiram respostas para todos os fenômenos observados ou não.  Aqui está a grande semelhança com o pensamento infantil que, como o cientista, busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades. 

JUSTIFICATIVA

O tema sobre o Sistema Solar desperta a curiosidade das crianças e através deste projeto poderemos conhecer os planetas que fazem parte deste sistema, em especial o Planeta Terra. Uma vez que, se não conhecermos os problemas enfrentados pelo nosso planeta, não podemos pensar em soluções possíveis para preservá-lo.
Sabemos que o planeta está “sofrendo” em conseqüência dos atos contra a natureza que ocorre há séculos. A sustentabilidade depende da conscientização de nossos deveres.
Neste projeto serão discutidos vários assuntos, desde a formação dos planetas até a preservação do planeta que vivemos.

OBJETIVO GERAL

Informar-se sobre o sistema solar, os planetas que o compõem, bem como suas características.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Despertar a curiosidade para a pesquisa e o saber científico;
- Estimular a observação de fenômenos naturais;
- Proporcionar maior compreensão quanto ao lugar onde vivemos;
- Identificar o Sistema Solar;
- Reconhecer os planetas que foram este sistema e localizar a Terra;
- Refletir sobre os cuidados que devemos ter com o nosso planeta.
RECURSOS UTILIZADOS


BEI – utilizar os recursos disponíveis para pesquisa: livros, vídeos, revistas, etc.;
Material Didático – Livros, imagens e textos informativos;

PRODUTO FINAL

ü Confecção de maquete para exposição na “MOSTRA CULTURAL”
ü  Apresentação de seminário na Bei, utilizando como recurso o Data-Show para apresentação de Power point elaborado pelos alunos mediante pesquisa realizada no LAB
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante o projeto, onde observarei se houve mudança de atitudes dos alunos referente a importância da preservação do planeta, participação e envolvimento nas atividades propostas.



                                                      

O trabalho envolvendo o Sistema Solar é muito abstrato para as crianças, então com o objetivo trabalhar de forma mais dinâmica e criativa a percepção de universo fizemos a opção de trabalhar este tema utilizando principalmente o laboratório de informática e a biblioteca para pesquisas e socializações dos trabalhos.




Na biblioteca,  professora Vera introduz os alunos ao tema que será trabalhado durante o ano inteiro.












 No laboratório com a proposta da professora Magali, os alunos sãos sensibilizados com respeito ao tema, utilizando um programa que se chama Celestia, no qual os alunos puderam explorar os planetas do sistema solar...













.....Como também aprenderam ludicamente  utilizando um jogo sobre o Sistema Solar.












APRESENTAÇÃO DO VÍDEO "POEIRA NAS ESTRELAS", DO FÍSICO E ASTRÔNOMO MARCELO GLEISER SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO.







Vamos fazer o Sistema Solar?

A 3ª série C da professora Vera começou a fazer as maquetes do sitesma solar na Biblioteca!!! Vejam como os alunos estão  se empenhando na produção!

Aqui eles estão  pintando a base do que será a Via Láctea!


























Pesquisando e Montando a apresentação em powerpoint para socialização de descobertas com a ajuda da professora Magali!





















SOCIALIZANDO  DESCOBERTAS...


























Após todo o trabalho de pesquisa sobre o sistema solar e registro no powerpoint nada mais legal do que falar sobre as suas descobertas.

Aqui as duplas de alunos apresentaram seus trabalhos. Cada dupla se dedicou a um determinado planeta ou tema sobre o que eles estudaram sobre o Sistema Solar com a ajuda do Daniel . Algumas apresentações foram tão bem produzidas que abaixo está disponibilizado alguns vídeos com partes das apresentações.





Apresentação sobre o planeta Saturno:














Apresentação sobre o Sistema Solar:







Apresentação sobre o Sol:








Apresentação Sobre a Lua:
















Apresentação sobre Mercúrio:









Apresentação sobre a Teoria do Big Bang:











Apresentação sobre Netuno:










   COM O INTUITO DE APRENDER MAIS, AS PROFESSORAS VERA E MAGALI LEVERAM OS ALUNOS PARA VER E APRENDER COM MARCOS PONTES,  O PRIMEIRO ASTRONAUTA BRASILEIRO A IR AO ESPAÇO!



COMBINADOS PARA A SAÍDA




CHEGANDO NO SHOPPING METRÓPOLE








 NOSSOS ASTRONAUTAS SE PREPARANDO PARA SUBIR NA NAVE ESPACIAL!


























PRONTOS PARA DECOLAR!



PASSEANDO NO ESPAÇO!







Nossos alunos puderam assistir a uma palestra de Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço!




























VISITA AO PLANETÁRIO













ESTE TRABALHO FOI APRESENTADO EM NOSSA  MOSTRA CULTURAL, FICOU LINDO!
A PROFESSORA VERA , ALGUMAS PROFESSORAS E MÃES FIZERAM UMA INSTALAÇÃO EM UMA SALA DE AULA, ONDE OS ALUNOS E PAIS DE NOSSA ESCOLA  PUDERAM CONFERIR DE PERTINHO TUDO O QUE A TURMINHA DO 2º ANO -CICLO II DESCOBRIU.


Certificado autografado pelo Astronauta Marcos Pontes ( cada aluno recebeu o seu)

                     Maquetes do Sistema Solar  prontas finalmente!





    Pesquisas


Nossos Astronautas

A sala de aula foi dividida em duas partes, logo na entrada uma projeção mostrava as informações sobre o Sistema Solar.


E ao fundo a gravação dos alunos, falando sobre suas descobertas.


A outra metade da sala, foi uma representação do Sistema Solar.





TRABALHANDO COM TARSILA DO AMARAL

























As atividades feitas sobre o tema se encontram no link "TURMAS ABC"




Alimentação Saudável

Como a questão sobre uma alimentação saudável tem sido amplamente discutida hoje em dia, a escola Profª Kazue Fuzinaka não poderia deixar de trabalhar essa questão com os alunos.
Por isso, durante o ano as professoras estão trabalhando o incentivo a bons hábitos alimentares. Expomos aqui o trabalho realizado pela professora Vera da 3ª série C que decidiu transmitir para toda a escola práticas de alimentação saudável, assim como práticas prejudiciais a saúde.

Para isso, os alunos realizaram a pesquisa sobre o tema na biblioteca, debateram sobre a questão e como produto final produziram cartazes para ilustrar o que eles aprenderam, e passar informações que eles consideram importantes para toda a escola e comunidade.

























div class="separator" style="clear: both; text-align: center;"> TRABALHANDO COM TARSILA DO AMARAL


EMEB Professora Kazue Fuzinaka                                               
Projeto Tarsila do Amaral
Profª Vera Maria C. Fernandes
Público alvo: 3º ano Inicial A/B
Tempo previsto: 1 semestre

JUSTIFICATIVA:
A Arte surgiu com a necessidade do Homem exprimir seus anseios, angústias, desejos, desafios de seu cotidiano, isto muito bem representado nas pinturas rupestres nas paredes das cavernas. Desde então, o Homem tem se expressado por meio da escultura, música, literatura, dramaturgia, entre outros, como meio de registrar o presente e fazer o espectador refletir o que acontece no seu meio e daí, transformá-lo. Por outro lado, em outros momentos a Arte tem surgido como um caminho para fruir a sensibilidade, ou seja, despertar sentimentos inerentes ao ser humano, como a alegria, o prazer, a empatia, a serenidade, respeito como o semelhante e o seu meio, entre outros.
Diante deste contexto, surge a necessidade de expor a geração mais nova estes valores muitas vezes não divulgados ou vividos no contexto familiar e mídia. Por sua vez, a escola como formadora de valores e opinião propicia situações pedagógicas que contemplem estes elementos morais essenciais ao homem. Para tanto, nada melhor do que apresentar uma artista brasileira, Tarsila do Amaral, que tão bem retrata os valores e temas sociais de nosso país, os quais continuam atuais. O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte, e consequentemente estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e por fim, desenvolver o senso de observação e o gosto pelas obras de Arte.
O procedimento metodológico deste projeto tem como critérios o avanço da aprendizagem, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, ampliando sua visão de mundo, possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes.

OBJETIVO GERAL:
Valorizar e apreciar a expressão artística a partir das telas de Tarsila do Amaral, desenvolvendo um olhar crítico social.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral e compreender seu trabalho ao longo de sua vida.
·         Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura.
·         Interpretar obras de Arte, compreendendo sua função comunicativa.
·         Estabelecer relações entre obras de Arte e a identidade cultural do Brasil.
·         Representar por meio de desenho a releitura de algumas obras da artista.
·         Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Perceber por meio de seus auto-retratos a semelhanças e diferenças da artista.
  • Identificar a brasilidade nas telas de Tarsila em suas cores e formas (fase pau-brasil).
  • Compreender o objetivo da artista a pintar as anomalias em seus quadros (fase Antrofagia).
  • Apontar os aspetos sociais abordados nos traços da artista em suas telas.
·         Identificar os cenários urbanos e rurais, as cidades brasileiras ou estrangeiras abordadas nas produções estudadas.
·          Desenvolver o senso crítico.
·         Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela Arte.
·         Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.

METODOLOGIA:
Para atingir tais objetivos serão utilizados como instrumentos didáticos: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, internet, produções individuais de releituras e reproduções de algumas obras de Tarsila do Amaral, socialização, entre outros.

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
  • Arte
  • História                                                          
  • Geografia
  • Língua Portuguesa



AVALIAÇÃO:
A avaliação da aprendizagem será realizada durante todo desenvolvimento deste projeto, onde serão observados nos alunos alguns itens como: envolvimento, interesse, participação, questionamentos, criatividade, interesse em ouvir e ler textos informativos, postura construída diante do novo conhecimento e as produções individuais e coletivas.

CULMINÂNCIA:
   A culminância deste projeto ocorrerá pela socialização dos trabalhos para a comunidade na “MOSTRA CULTURAL”.

ATIVIDADES PROGRAMADAS:
1.      Explicação do trabalho que será desenvolvido durante o trimestre aos alunos: artista a ser explorada, biografia, atividades.

2.      Livro: “ENCONTRO COM TARSILA – Cecília Aranha e Rosane Acedo”
Utilizar obras impressas como recurso para acompanhamento da leitura.

3.      Anotar no caderno de desenho o nome do livro lido pela professora e responder a seguinte questão:
“Com a leitura realizada pela professora, você pôde conhecer algumas obras da Tarsila do Amaral e aprender um pouco sobre sua vida, onde nasceu, do que gostava, motivos que levaram a artista a pintar alguns quadros, etc.
“Agora responda: o que mais chamou sua atenção ou achou interessante sobre a história que acabou de ouvir.”

4.      Escolher uma das obras apresentadas para fazer uma releitura e ilustrar a 1ª folha do caderno de desenho (registrar a proposta da atividade no verso da folha)
Obs.: Todas as aulas terão início com a leitura em capítulos do livro: “A INFÂNCIA DE TARSILA DO AMARAL” – Carla Caruso

5.      Distribuir aos alunos, material com as principais obras da Tarsila que marcaram sua trajetória, acompanhadas de algumas anotações a serem observadas durante a leitura compartilhada.

6.      “PAISAGEM COM TOURO” COM AS CORES DA BANDEIRA NACIONAL (registrar a proposta no verso da folha onde será realizada a atividade) – Fazer uma reprodução da obra de Tarsila do Amaral “Paisagem com Touro” de 1.925, (desenhar com lápis preto bem fraquinho) utilizando para colorir apenas as cores da Bandeira Nacional, uma vez que a obra foi quase que totalmente pintada com as cores brasileiras. Traçar uma moldura grossa com régua e traço bem fraco (pintar de fora pra dentro listas azul, verde, amarelo, finalizando com branco). Material: Uma folha de cartolina branca no tamanho A4, lápis preto, borracha e lápis de cor (verde, azul e amarelo).

7.      Levar as crianças ao parque Salvador Arena para desenhar uma paisagem observada (assim como era feita por Tarsila) no caderno de desenho utilizando lápis preto. Propor que utilizem canetinha, lápis de cor e giz de cera para colorir (registrar a proposta no verso).

8.      Após apresentação e trabalho desenvolvido com a obra “Paisagem com Touro” e atividade realizada no Parque “Salvador Arena”, explorar sobre as diferenças entre as paisagens do campo e da cidade (interdisciplinar com geografia-registro no caderno de desenho).

9.      “PAISAGEM COM TOURO” COM COLAGEM DE PAPÉIS (trabalho em grupo) – Colar jornal em toda dimensão do papel utilizando cola branca. Recortar em papel branco e preto as partes da tela (boi, árvore, vegetação, casas) e montar sobre o jornal, observando espaços e proporção. Com cola branca, colar as formas, uma a uma, sobre o jornal. Esperar secar. Com tinta relevo preta, fazer os contornos do desenho. Fazer uma moldura de cor contrastante. Material: 1 folha de cartolina cortada ao meio, papeis variados preto e branco, lápis preto e branco, canetinha preta, folhas de jornal, cola, tesoura e tinta relevo preta.

10.  PINTURA MONOCROMÁTICA – Utilizar todos os materiais: lápis de cor, giz de cera e canetinha para pintar. Pintar cada espaço com um material de tonalidade diferente. Com a tinta relevo, dar acabamento, ressaltando alguns lugares do desenho, preenchendo alguns espaços, contornando outros, etc. Esperar secar. Fazer uma moldura de papel color set em cor contrastante para realçar o trabalho. Material: papel cartão impresso (a caipirinha), lápis de cor, giz de cera, tinta relevo (escolher uma cor e todos os tons que tiver da cor escolhida) e lápis preto.

11.  VENDEDOR DE FRUTAS COM COLAGEM E MASSINHA – Trabalhar com massinha, além de desenvolver habilidades motoras, faz com que trabalhemos com proporção, cores, composição e estética. Pintar o fundo, dividindo a tela em céu e água. Utilizar 2 tonalidades de azul e branco. Pintar os detalhes que fazem parte do plano de fundo. Após secar, colar a figura do vendedor de frutas já impressa e colorida anteriormente pelos alunos no centro da paisagem. Acrescentar as frutas e pássaro de massinha. Material: base de papelão, massinha, cola branca, vendedor de frutas impresso, guache e pincel.

12.  “A CUCA” COM GIZ DE CERA E TINTA NANQUIM – desenho raspado.
Pintar a cartolina branca com giz de cera. Um pedaço de cada cor. A pintura deve ser bem forte sobre o papel e de preferência cores claras. Com o pincel, passar tinta nanquim preta sobre a pintura com giz de cera. Esperar secar. Com o lápis preto, desenhar a paisagem sobre o nanquim. Com a agulha grossa ou clip aberto, raspar o nanquim para o desenho aparecer. Fazer uma moldura com cor clara para realçar o desenho. Material: Cartolina branca dividida em 4, giz de cera (várias cores), tinta nanquim preta, lápis preto, pincel e clip ou agulha grossa.

13.  PAISAGEM COM ESTILO TARSILA – A proposta é juntar três obras da artista e criar uma nova obra. Juntaremos as obras “O Touro” de 1.928, “Manacá” de 1.927 e “A Lua” de 1.928. Observar atentamente as três obras escolhidas. Escolher parte ou partes de cada uma delas e com lápis preto riscar bem fraquinho o desenho. Colorir o fundo com tinta acrílica. Espalhar massa em cima dos detalhes (casa-menos portas e janelas e flores). Com garfo e palito de dentes, fazer a textura. Esperar secar. Terminar o trabalho colorindo os detalhes com tinta acrílica aguada e com acabamento utilizando a tinta relevo de diversas cores. Material: tela, lápis preto, tinta acrílica, massa para tela, tinta relevo de diversas cores e pincel.

14.  “ABAPORU” COM TATUAGENS  (TRIDIMENSIONAL) - Riscar sobre o papelão o Abaporu, os cactos e o sol. Passar uma demão de Guache ou tinta branca fosca de parede e espere secar. Com Tinta Guache ou Tinta Acrílica pintar os elementos. Com Caneta permanente preta fazer desenhos no Abaporu como se fossem tatuagens. Decorar os cactos colando florzinhas de papel cortadas com cortador. Colar com cola quente palitos de churrasco por trás do Abaporu e dos cactos.
Base:
Cortar várias placas de isopor. Colar uma sobre a outra com a Cola de isopor. Pintar com guache ou Tinta Acrílica
Céu:
Noite – Pintar uma placa de papelão com Guache ou Tinta Acrílica azul. Cortar estrelas e lua no papel laminado prateado e colar sobre o céu.
Dia – Pintar o céu com cores bem vivas (amarelo, laranja e vermelho). Espere secar. Colar o sol (círculo de papelão pintado).
Montagem: tridimensional
Espetar os elementos (Abaporu e cactos) sobre a base de isopor.
Colocar o céu, dia ou noite atrás dos elementos, assim a montagem tridimensional ficará pronta.

BIBLIOGRAFIA
Aranha, Cecília. Encontro com Tarsila/Aranha, Rosane Acedo; ilustrações Dadi. –Belo Horizonte: Editora Formato Editorial, 2002. (Coleção encontro com a arte brasileira).

Sites visitados













Veja de forma a artista Tarsila do Amaral representou a cidade em sua época


Agora é sua vez:

Vamos até a Praça Salvador Arena para registrar através de desenho e pintura um pedacinho da nossa cidade.















Humm....todo artista tem direito aos momentos de lazer....



ALGUMAS DE NOSSAS CRIAÇÕES:


/
















RECORTE E COLAGEM
 


 




 

 

 









 


 












USANDO O TUXPAINT, UM PROGRAMINHA QUE GOSTAMOS MUITO CRIAMOS A NOSSA FLORESTA.


Tarsila do Amaral, Floresta.


 

                                                                                                                  EMERSON




 

BIANCA E MIGUEL                                                                                   CATARINA E  LUAN



 

GIOVANA E GABRIEL                                                                              GIULIA E NATHALIA




 
LEONARDO E FERNANDA                                                                       LUCAS E BARBARA




 


NICOLAS E MARIA EDUARDA                                                                 SHELTON E MATHEUS




 
YGOR E MELL                                                                                        RAFAEL ANGEL E LUISA




 
VINICIUS E SABRINA                                                                        VITÓRIA E PEDRO





MODELAGEM E PINTURA


 
 

 

 












































MOSTRA CULTURAL COM NOSSAS OBRAS DE ARTE, BASEADAS EM
TARSILA DO AMARAL


















CRIANDO O SEU ABAPURU






































































DESENHANDO A CUCA





















ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.
Realizando pesquisas sobre o assunto:






Pesquisando no laboratório



Esta pesquisa deu origem aos livrinhos abaixo apresentados, que foram entregues aos pais.



Projeto Poesia
]

Professoras:
Fernanda Souto Nieto
Rosana Tomaz dos Santos Oliveira

Diretora:
Andrea Dias Silva

PAD:
Roseli do Carmo Moimas

Coordenadora Pedagógica:
Lucimar de Aguiar Godoy Azevedo

PAPE:
Profª Magali Aparecida Ricther

Agente de Biblioteca: 
 Daniel Pereira Dias


Objetivo geral :

O  objetivo  de se trabalhar a poesia é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão  a respeito de fatos da vida  de cada aluno. E através desse contato estimular a escrita de poesias, recitais e atividades pedagógicas que proporcionem conhecimento e descobertas  acerca do gênero.

Objetivos específicos

  • Ler poesias;
  • Recitar poesias;
  • Proporcionar vivências que favoreçam a utilização das poesias como elementos sedutores à formação do leitor;
  • Usar linguagem poética no cotidiano da escola ( em leituras, apresentações, recitais);
  • Perceber  a especificidade da linguagem poética em contraposição a de outros tipos de textos;
  • Incentivar a prática de leitura;
  • Possibilitar as crianças envolvidas no Projeto, assim como os demais alunos da escola uma leitura crítica das poesias, compreendendo o seu contexto, dando a oportunidade de refletir e aprimorar esse gênero textual;
  • Estimular na criação de atividades e recursos que viabilizem a utilização da literatura infantil (poesias) no contexto escolar;
  • Realizar pesquisas acerca do conteúdo;
  • Estimular o ato de escurar;
  • Avaliar o envolvimento e compreensão dos alunos acerca do gênero;
  • Ter aceso a esse tipo de texto.
Etapas
  • Desenvolvimento das atividades pensadas para execução dentro do projeto, que proporcionem momentos de leitura de poesias;
  •  Avaliação sobre os aspectos que o Projeto contribui para aprendizagem dos alunos (por grupo);
  • Apresentações teatrais, recitais e dramatizações de poesias;
  • Avaliação constante das atividades realizadas dentro do Projeto  e seus reflexos na/para  aprendizagem do educando, tendo em vista a avaliação como ponto de partida para um recomeço do que não foi satisfatório.

Atividades Propostas
  • Selecionar materiais disponíveis na BEI ( Biblioteca Escolar Interativa);
  • Proporcionar momentos de leituras compartilhadas, individuais ou coletivas no início da aula com poesias;
  • Elaborar atividade que envolva esta tipologia;
  • Leituras  feitas pelo professor e pelos alunos com esse gênero textual;
  • Rodas de leituras para socialização dessa tipologia;
  • Pesquisas  e  discussões acerca de determinados autores estudados ou de suas preferências;
  • Escolher o melhor texto produzido de cada sala para participar do Concurso Liretário;
  • Realizar um recital de poesias com aprentações feitas pelos alunos de cada turma. 
Materiais Utilizados
Livros, jornais, revistas, panfletos, cartazes, gibis, recrusos áudio-visuais, material individual do aluno, recursos paradidáticos, banco de poesias...

Metodologia
Este projeto nasceu da necessidade de inserir poesias para os alunos do ensino fundamental I, com a finalidade de produzir  textos poéticos  para participar da seleção do Concurso Literário.
Sua metodologia baseia-se no estudo preliminar dessa tipologia, na discussão do gênero com cada grupo de aluno, na leitura, escrita e apresentação do resultado obtido com  o projeto de poesias, além  de pretender despertar o interesse pela literatura e escrita de poesia; bem como subsidiar os profesores e todo grupo escolar sobre a importância da poesia no desenvolvimento cultural e intelectual da criança.


Para começar a proposta do projeto os alunos, com orientação das professoras e do Daniel da Biblioteca exploraram os livros da BEI  de poesias,  para haver uma familiarização com este tipo de gênero textual, como também proporcionar aos alunos autonomia para os próprios selecionarem as poesias de seus gostos. Com o objetivo de sensibilização dos alunos aos textos poéticos,  o Daniel fez a leitura rimada do famoso poema de  Manuel Bandeira Trem de Ferro!


Como também Daniel  realizou a leitura do livro Isto é um poema que cura os peixes de  Jean Pierre Siméon cujo tema é O que são poemas?, De que são feitos? Onde encontrá-los? fala a respeito do um menino, Artur desesperado para dar um poema ao seu peixe doente, o que poderá salvá-lo da morte.






As professoras Fernanda e Rosana por meio do trabalho feito por elas de estimulo a oralidade  interagem com os alunos estimulando e encorajando  as crianças a declamarem os poemas que eles  mais gostam, assim como produções dos próprios!







Também foram promovidas sessões de declamações e recitais de poesias junto com os alunos favorecendo assim a apropriação e compreensão da estrutura e modo de apresentação do texto poético.










Confiram a uma sessão de Canto e poesias feita na Biblioteca ! Os alunos se preparando para a Mostra Cultural!



O projeto teve seu encerramento na Mostra Cultural da escola na qual os alunos se apresentaram para os pais declamando as suas poesias preferidA
Apresentação da aluna Maria Clara utilizando fantoches para representação de duas músicas do grupo Palavra Cantada.