3º ANO - 2014

EMEB KAZUE UMA ESCOLA DE SÃO BERNARDO


Público Alvo: 3ºs anos Iniciais

Justificativa:
Considerando importante a preservação da memória, formação do cidadão e a importância do espaço onde vivemos, optamos por trabalhar com a história de nossa escola, tendo em vista a valorização da memória do município pelos alunos. Através dos momentos de pesquisas e entrevistas o aluno irá perceber os fatos pela construção e reconstrução da história.

Objetivos:
•       Perceber a ação do tempo sobre as coisas
•       Refletir sobre a historicidade como um processo que se renova a cada dia.
•       Contribuir para que o aluno possa situar-se no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todos são responsáveis pela construção e reconstrução histórica.
•       Localizar-se dentro do seu município, estado e país.
•       Aprender e identificar a história da escola e do seu município;
•       Explorar os aspectos históricos da escola e sua participação nos fatos.
•       Perceber as mudanças no gosto musical, que ocorrem com o passar do tempo. 

 ETAPAS E PROCEDIMENTOS 
•       Sensibilização descubra que lugar é esse. Apresentação de fotos antigas da escola e do bairro, para que os alunos descubram, onde é e quais as mudanças que ocorreram no decorrer do tempo.

•       Criar uma apresentação mostrando a foto no passado e nos dias de hoje e criar um texto coletivo descrevendo as mudanças ocorridas. 


·       Leitura do livro Armando e o Tempo.



•       Discussão sobre o tempo, sua ação sobre os lugares e a forma como percebemos o tempo quando fazemos algo que gostamos e quando fazemos algo que não nos agrada.
•       Desenhando um relógio, próprio no qual podemos criar o nosso  próprio tempo.
•       Apresentar uma obra de Salvador Dali.
•       A Persistência da Memória 






         Para fazer uma relação com as festas da escola e com gostos musicais antigos  e que acabam sendo regravadas em versões e ritmos diferentes optamos por modificar as músicas utilizamos a música Tempos modernos – Lulu Santos (interpretada pelo JQuest ).

     E fazendo uma referencia a apresentações antigas que aconteceram na escola a turma da tarde apresentou a música do Balão mágico – Super fantástico.

  •    Qual a cidade em que nossa escola fica?  Faremos um circuito na biblioteca utilizando os vários recurso que ela pode nos proporcionar  e os alunos irão localizar São Bernardo nos mapas ( Brasil, Estado, Município, bairro), Google Earth, globo terrestre, atlas.
                       Exposição com a história de São Bernardo

     Conhecer o Trabalho com o Artista Sarasá

  Luis Martim Sarasá, pintor e restaurador cuja família se estabeleceu em São Bernardo em meados dos anos 50. Por isso, algumas de suas obras possuem  um pouco da história da cidade, posto que o senhor Sarasá acompanhou de perto  a evolução da região com a chegada das grandes indústrias como é possível verificar em seu trabalho com azulejos que fica na entrada da praça Raphael Lazzuri na avenida Kennedy.


    Estudamos alguns pontos turísticos importantes que estão em nosso bairro e no entorno de nossa escola  que são muito visitados em nossa cidade.



MERCADO MUNICIPAL




PARQUE SALVADOR ARENA


BIBLIOTECA MUNICIPAL


PRAÇA DOS MENINOS


TEATRO LAURO GOMES E BIBLIOTECA




MOSTRA CULTURAL







PRAÇA SALVADOR ARENA































ESTUDANDO O SISTEMA SOLAR

     Depois do levantamento prévio  feito em sala de aula do conhecimento dos  alunos sobre o Sistema Solar inciarmos um trabalho de exploração sobre o tema. 
      No laboratório de informática, fizemos um passeio sobre o sistema solar utilizando o programa Celestia que nos apresenta uma viagem virtual aos planetas,estrelas e satélites.














Para conhecer um pouco mais utilizamos o Objeto Educacional do link abaixo:






Cada  dupla ficou responsável por pesquisar sobre um planeta.







PEQUENO MANUAL DE MONSTROS


Após leitura do livro Pequeno Manual de monstros na biblioteca, os alunos realizaram na aula de educação artistica, junto com o professor Alexandre a pintura dos monstros.


















Criando sua história

Os alunos recortaram imagens de revistas e jornais e montaram  um cartaz. Foi sugerido que os alunos sentassem em roda o professor iniciou a história utilizando uma das figuras e cada aluno teria que continuar a história acrescentando a imagem que tinham em mãos.






DESENHANDO A HISTÓRIA,QUE AO FINAL RECEBEU O NOME DE:











 QUE TAL AGORA, CONTARMOS UMA HISTÓRIA UTILIZANDO MARIONETES