3º ANO - 2016

FÁBULAS

A fábula pode ser vista como um excelente exercício de reflexão sobre o comportamento humano e as vicissitudes da vida, estimulando os alunos a se posicionarem criticamente diante do texto e comentando e refletindo sobre as ações dos personagens, relacionando-as com fatos da vida real.

  • Leitura de fábulas diversas, diariamente;
  • Contextualização da produção, através de histórico e principais fabulistas;
  • Comparação de diferentes versões de uma mesma fábula (A cigarra e a formiga);

Resultado de imagem para LIVROS a CIGARRA E A FORMIGA 
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·         Apreciação de vídeos idealizados pelos alunos da EMEB Profº  Otílio de Oliveira sobre as fábulas;

  •    Aproveitamos para comentar o trabalho





  • Reflexão e análise da moral da história;
  • Criar ou recriar uma moral para determinada fábula;
  • Recontar fábulas;
  • Reescrever fábulas: a partir de um roteiro, fazendo modificações, alterando o final, etc.
Criando  nossas animações das fábulas:









·         Pesquisa de algum animal-personagem das fábulas e elaboração de texto informativo;











PROJETO TODOS CONTRA DENGUE


Durante este trimestre como parte do projeto coletivo escolar os alunos do 3º Ano Inicial focaram seus estudos em um tema que tem preocupado muito nossa comunidade a Dengue, Chikungunya e Zica, de forma que pudessem contribuir para a preservação da saúde e incentivar atitudes de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti e como consequência a doença.
Em roda de conversa os professores e alunos decidiram que uma forma divertida de se aprender sobre o assunto seria através  de jogos, o trabalho de pesquisa e exploração do assunto deu origem a uma sala de jogos no sábado letivo.










 atividades de pequisa realizada pelos alunos






ATIVIDADE DE QUEBRA CABEÇA
CONFECCIONADO PELAS CRIANÇAS








 
REGRAS CRIADAS PELOS ALUNOS PARA O JOGO DE QUEBRA - CABEÇA

QUEBRA CABEÇA DENGUE


MATERIAL: pessoas
NÚMERO DE JOGADORES: três
MODO DE JOGAR: Você tem que tentar montar o quebra cabeça primeiro.
GANHA QUEM: Ganha quem montar o quebra-cabeça primeiro.

BOLICHE DENGOSO








MATERIAL: PINO E UMA BOLA
NÚMERO DE JOGADORES: ALEATÓRIO
OBJETIVO DO JOGO: ACERTAR O MOSQUITO COM A BOLA. GANHA QUEM ACERTAR MAIS MOSQUITOS.
COMO JOGAR: O JOGADOR TERÁ QUE PEGAR A BOLA E ACERTAR O MOSQUITO, GANHA QUEM PEGAR MAIS MOSQUITO VENCE.
















JOGO DE PERCURSO

OS ALUNOS CONFECCIONARAM DOIS JOGOS DE PERCURSO UM NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA,ONDE PRODUZIRAM AS ILUSTRAÇÕES UTILIZANDO O TUXPAINT E OUTRO FIZERAM A ILUSTRAÇÃO UTILIZANDO LÁPIS DE COR.


































































JOGO DE MEMÓRIA













 




CAÇA PALAVRAS

















TIRO AO ALVO - ACERTE O MOSQUITO DA DENGUE























JOGO DE ARGOLAS 
ACABE COM A DENGUE




















TAPA CERTO



















ABRA PORTAS E SALVE VIDAS







JOGRAL

COMBATENDO A DENGUE